A difícil missão de decidir por qual caminho seguir em relação à educação dos filhos não é uma tarefa simples. Nessa hora, é muito comum ficar indeciso, tentando definir o que é melhor para eles.
A grande quantidade de opções, às vezes, pode atrapalhar na hora da decisão. E para que seja a mais acertada, é preciso ponderar os valores da futura escola, que deverão estar em sintonia com os princípios da família.
Conheça algumas dicas que podem ajudar na hora da escolha.
Relacione o que é prioridade para a sua família, como: profissionais qualificados, proximidade de casa, opção de período integral, oferta de cursos extracurriculares, etc. Cada família tem as suas particularidades a considerar, por esse motivo, fazer uma lista de preferências ajuda a visualizar o que deseja e isso facilita a procura.
Acompanhar a vida escolar do seu filho é essencial para garantir o melhor desempenho. Por isso, confira se a escola estimula a participação e o envolvimento da família com o que acontece na instituição, mantendo um canal de comunicação aberto e de fácil acesso.
A formação dos profissionais é um aspecto importante na escolha da instituição de ensino. Conheça a política de seleção da equipe e se é feito investimento na continuidade dos estudos para mantê-los atualizados.
Busque ter o conhecimento desse aspecto e se o foco está no desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes e na sua formação como cidadão.
Os trabalhos feitos em sala de aula que estão em exposição são capazes de gerar sentimento de pertencimento aos projetos da escola, como também representa a materialização do aprendizado. Atente-se para esse aspecto, ele revela muito da escola.
Deslocamentos longos causam desgaste emocional e físico. Além disso, chegar cansado na escola pode atrapalhar o rendimento escolar.
Pondere se a sua preferência é por uma escola que foca em determinada fase da vida do aluno ou uma que reúna toda a educação básica em uma mesma instituição.
A tecnologia é uma ferramenta muito útil e bastante motivadora, procure saber como a escola utiliza esses recursos de forma educativa.
A escola precisa garantir a segurança de seus alunos, uma vez que os pais desejam saber onde os filhos estão e se estão seguros, isso é fundamental.
A educação se inicia desde o portão de entrada. As pessoas que trabalham como recepcionistas ou porteiros, também têm uma função educadora. Faça uma visita à instituição e analise como é recebido e se dá o relacionamento entre os funcionários. Boas instituições de ensino criam ambientes acolhedores, em que todos se respeitam, são amáveis e gentis umas com as outras.